Noticias

13-jun-2009

Home
O que é a ABES
Para se associar
Videoteca
Datas
Eventos locais
Noticias
Artigos
Serviços

 


5º Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental

  

Na sua versão 2008, o Prêmio bateu todos os récordes de inscritos. Veja mais informações e fotos do lançamento do Prêmio. A entrega dos prêmios aos profissionais que se responsabilizaram pelas melhores matérias ambientais na imprensa alagoana aconteceu no dia 31 de março. Veja o filme ao lado.

 

Curso:Tratamento Físico-Químico de Águas Residuárias

Informações e fotos do evento!

 

ABES/AL  e o plantio de árvores

Informações e video, clique aqui 

ABES/AL participa da entrega do troféu Destaque Ambiental 2008

Foram homenageados, na noite de quinta-feira (5), Dia Internacional do Meio Ambiente, pessoas que desenvolveram ações que contribuíram de alguma forma para a preservação da natureza alagoana.

Patrycia Monteiro    06/06/2008 18:38

Para celebrar o Dia Internacional do Meio Ambiente – 5 de junho - o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) homenageou, na noite de quinta-feira (5), pessoas que desenvolveram ações que contribuíram de alguma forma para a preservação da natureza alagoana. Cada uma dessas personalidades recebeu o troféu do Prêmio Destaque Ambiental 2008.

A solenidade contou com a participação da secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Catarina Pires; do presidente interino da Assembléia Legislativa, Fernando Toledo; do superintendente Regional do Ibama, José Augusto Gusmão; do presidente da Algás, Gerson Fonseca, do secretário municipal do Meio Ambiente de Maceió, Ricardo Ramalho e do Presidente da ABES/AL, Engº Carlos Roberto Santos, além de empresários, ambientalistas e jornalistas. O evento fez parte de uma série de atividades que marcam a comemoração da Semana do Meio Ambiente que está sendo realizado pelo IMA até este sábado.

“No primeiro ano do Prêmio, em 2007, valorizamos as ações de empresas que desenvolvem projetos de responsabilidade ambiental. Nesta segunda edição do evento preferimos prestar homenagens aos empreendedores e executivos que vêm desenvolvendo atividades que aliam produção com a preservação do meio ambiente. Pessoas que incluem a preocupação com o desenvolvimento sustentável na pauta de seus negócios. Para nós, o trabalho dessas pessoas é tão importante quanto a luta dos militantes ambientalistas”, afirmou, Adriano Augusto de Araújo Jorge, diretor-presidente do IMA, na abertura da cerimônia de entrega dos troféus.

O primeiro a receber a homenagem foi o executivo da Usina Seresta, Cariolando Guimarães Oliveira, que é um dos fundadores do Instituto de Preservação da Mata Atlântica (IPMA), que desenvolve ações relacionadas à educação ambiental. Seu troféu foi entregue pelo deputado Fernando Toledo.

Em seguida, o ambientalista José da Silva Nogueira, vice-presidente da Casa da Indústria, também foi homenageado graças ao trabalho realizado para preservação do pássaro Mutum-de-Alagoas. Coube ao Presidente da ABES/AL, Engº Carlos Roberto a entrega-lhe o troféu. Na impossibilidade de sua presença, o engenheiro, ambientalista e consultor do projeto, Fernando Pinto recebeu, em seu nome, a homenagem prestada. (Clique na foto para vê-la em tamanho maior)

O diretor industrial da Braskem, Hélcio Colodete, também foi um dos destacados da noite, recebendo troféu pelas mãos da secretária Ana Catarina Pires. A indicação do seu nome para a premiação se deve ao fato de ele ter sido um dos mentores do projeto “Cinturão Verde”, da empresa petroquímica, que preserva uma área de 150 hectares de Mata Atlântica, localizada no entorno da unidade fabril em Maceió.

O presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool do Estado de Alagoas, Pedro Robério Niogueira, também foi homenageado graças ao trabalho de recuperação das matas ciliares dos corpos de água localizados nas propriedades das usinas e destilarias alagoanas. Seu troféu foi entregue pelo secretário municipal Ricardo Ramalho.

Duas mulheres fizeram parte da lista de vencedores do Prêmio Destaque Ambiental. Uma delas foi Dalva Tenório, promotora do núcleo de Defesa do Meio Ambiente, do Ministério Público, e Ângela Seabra, relações públicas do Neafa. O secretário de Meio Ambiente de Maceió, Ricardo Ramalho, também foi um dos indicados ao prêmio, por causa da sua trajetória como ambientalista.

Por fim, o prêmio também homenageou o presidente da Associação dos Ostreicultores, Manoel Cícero da Rocha, mais conhecido como Ciço da Palatéia – uma comunidade que vem se destacando pelo cultivo sustentável de ostras no município de Barra de São Miguel.

Além das oito personalidades homenageadas, o Prêmio Destaque também foi oferecido à Petrobras, patrocinadora do novo herbário do IMA, e ao Sindicatos do Jornalistas do Estado, pela recente criação do Núcleo de Ecojornalistas de Alagoas.

 

Presidente da AIDIS visita a ABES/AL

Informações e fotos: clique aqui

 

Nova Diretoria e Conselhos assumem cargos

Em 20 de julho de 2007, a seção Alagoas da ABES deu posse aos novos diretores da seção, e aos membros do Conselho Consultivo e Fiscal. Estiveram presentes associados, familiares e outros convidados, que ouviram as palavras do Presidente Carlos Roberto, eleito para um novo período à frente da seção e dos engenheiros Aloisio Ferreira, Presidente do CREA/AL e Roberto lobo, representante da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

A ABES/AL reafirma seu vigoroso propósito de manter-se à frente das lutas ambientais e, em especial, pela universalização e desenvolvimento da engenharia sanitária nacional.

A todos agradecemos a presença e esperamos a continuidade do apoio e entusiástica participação.

Abaixo apresentamos algumas fotos do encontro.


O Ginásio do Clube foi cenário para a solenidade

A mesa dirigiu os trabalhos

O Presidente assina o Livro

O Vice Presidente também registra sua posse

A ABES/AL na 63ª SOEAA

Encerrando-se em 24 de agosto de 2006, a 63ª Semana Oficial da Engenharia, Arquitetura e Agronomia se transformou num marco absoluto para os profissionais e entidades do setor. Com recorde de inscrições (mais de 2.500 profissionais de todo o Brasil) e uma programação intensa que contou com reuniões, palestras e encontros mais diversos, a Semana inovou com o lançamento de uma Feira de mais de 4.000 m2, criando o ambiente propício ao encontro pessoal e à troca de informações e experiências.

A ABES nacional e a seção alagoana estiveram presentes, a primeira com a importante participação da Engª Anna Virgínia e a segunda com um stand que recebeu inúmeras visitas. As fotos mostram momentos da 63ª SOEAA, quando recebemos a visita do Presidente do CREA/AL, Engº Aloisio Ferreira (nosso associado e ex-presidente) e outras autoridades do CONFEA.

No encerramento do evento, o CONFEA e o CREA/RJ apresentaram um espetáculo com a Escola de Samba Beija-Flor, convidando a todos a estarem presentes à 64º SOEAA que acontecerá no Rio de Janeiro, em 2007.

 

Palestra em Jacuípe/AL

A ABES/AL participou das festividades relativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, realizando uma das palestras acontecidas em Jacuipe no dia 05/06.  Além da ABES/AL (Luciana Eugênia) estiveram presentes a palestrante do IPMA (Graça) e a mestranda na área de Meio Ambiente Kátia. Fazendo parte da mesa o Secretario Municipal de Meio Ambiente (Roberto) e o Vice-Prefeito (Luciano). Foram discutidos assuntos como esgotamento sanitário, recuperação de mata ciliar, cuidados com a saúde, esquistossomose, fauna da mata atlântica e outros. Abaixo, fotos do evento:

   

3ª Semana Alagoana da Água

Foi um sucesso a 3ª Semana Alagoana da Água promovida pela ABES/AL, de 19 a 25 de março de 2006.  Convocadas, as entidades, escolas e associações executaram atividades que permitiram a discussão sobre as questões envolvendo a água em sua comunidade. Clique aqui, aqui e aqui 

A ABES/AL e o Pacto

A ABES/AL se alinhou com várias entidades que se propõem a construir um Pacto Alagoano pelas Águas. Estamos nos propondo a, junto com todos os organismos, entidades e pessoas que se interessarem pelo tema, implementar um conjunto de ações coordenadas e integradas, que permitam o aprofundamento das discussões sobre a questão da água (principalmente no nosso Estado) e viabilizem mudanças efetivas no tratamento desta questão tão fundamental. Mais informações e fotos, clique aqui.

Audiência polêmica

A ABES/AL esteve presente, em 06 de janeiro de 2006, na Audiência Pública promovida pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente de Maceió, para apresentação do EIA/RIMA referente às alternativas locacionais para o futuro aterro sanitária de Maceió. Como era de se esperar, as comunidades vizinhas às áreas estudadas apresentaram seus protestos buscando alternativas que não as prejudiquem, dentro do ótica própria de cada uma delas.

Outras Audiências deverão ser realizadas até a definição pela Prefeitura, do local definitivo, quando será elaborado o projeto executivo do aterro.

Na oportunidade, a ABES/AL solicitou maiores informações técnicas sobre as áreas inicialmente escolhidas e disponibilizou seu site para divulgação destas informações. Ademais posicionou-se pela necessidade de licenciamento ambiental pelo Conselho Estadual de Proteção do Meio Ambiente - CEPRAM, considerando o vulto do empreendimento, a necessidade de avaliação da interação com outros municípios e a constatação de que obra de tal importância deve ser avaliada, democraticamente, pelo maior número possível de inteligências, para que nenhuma faceta dos problemas envolvidos seja desprezada.

Um novo livro

O ex-presidente da ABES/AL e nosso permanente colaborador neste site, Engº Álvaro Menezes lançou seu primeiro livro reunindo artigos escritos durante os últimos anos. A obra reúne uma série de textos, quase todos envolvendo as questões do saneamento e das ciências do ambiente, publicados em jornais de Maceió e Recife. Na foto, os diretores da ABES/AL, Antônio Fernando e Ricardo Vieira, recebem o autógrafo do autor.

Na ocasião os amigos da CASAL e ABES/AL fizeram-se presentes, prestigiando o evento que aconteceu nas dependências do Museu Téo Brandão, em Maceió.

ABES/AL se destaca no CIEA

Participando do Conselho Interinstitucional de Educação Ambiental a tempos, a ABES/AL mantêm ativa participação nas ações deste Conselho, que no momento se debruça na reformulação de seu regimento, após a realização do Congresso Estadual de Educação Ambiental com enorme sucesso. As fotos a seguir atestam esta presença e mostram as ações do CIEA.

Mais informações clique aqui.

ABES/AL assume cadeira em Conselho

Através do presidente Carlos Roberto, como titular e da associada Luciana Eugênia, suplente a ABES/AL assumiu para mais um mandato, sua cadeira no Conselho Municipal de Proteção do Meio Ambiente. A posse contou com a presença do Prefeito Cícero Almeida e do secretário do Meio Ambiente, Ricardo Ramalho.

Seminário Regional de Capacitação

A ABES/AL esteve presente no Seminário Regional de Capacitação para as Políticas e Programas Nacionais de Desenvolvimento Urbano, realizado em Maceió em 20 e 21 de outubro de 2005. Este foi o primeiro destes Seminários (promovidos pela Confederação Nacional de Municípios, Caixa Econômica Federal e Ministério das Cidades) que serão realizados em várias capitais do Brasil, discutindo as principais políticas públicas urbanas brasileiras. Para debate das questões referentes a saneamento, tivemos a participação do Secretário Nacional de Saneamento, do Ministério das Cidades, Engº Abelardo de Oliveira Filho (na foto com o Presidente da ABES/AL, Engº Carlos Roberto).

Seminário de Resíduos Sólidos

campina 041.jpg (35921 bytes)Realizou-se em Campina Grande/PB, de 15 a 17 de junho, o 1º Seminário Nordestino de Resíduoscampina 113.jpg (44705 bytes) Sólidos. O próximo Seminário Nacional de Resíduos Sólidos será em Maceió/AL, em setembro de 2006. Vamos nos preparar para ele!

Posse da nova Diretoria da ABES/AL

Veja mais informações sobre a posse da nova Diretoria, Conselhos Fiscal e Consultivo na ABES/AL, realizada no dia 15 de julho de 2005, inclusive fotos do evento, clicando aqui.

Mudança no CEPRAM

Em virtude da posse de uma nova Diretoria da ABES/AL, resultado de eleições diretas entre seus associados, foi feita a substituição do representante da associação no plenário do CEPRAM. A lei que concedeu à entidade um assento neste importante Conselho estabeleceu que o Presidente é o representante natural, o que determinou a alteração. Veja flagrantes da reunião ocorrida em 19 de julho de 2005, já com a participação do Eng. Carlos Roberto.

CEPRAM2005_02.jpg (128047 bytes) CEPRAM2005_03.jpg (105394 bytes) CEPRAM2005_04.jpg (114526 bytes) CEPRAM2005_05.jpg (98290 bytes) CEPRAM2005_06.jpg (170397 bytes)

Prêmio Verde é entregue à ABES

premio2005 002.jpg (660096 bytes)Reconhecendo a ação da ABES/AL na sociedade alagoana, o IMA entregou no último Dia Mundial do Meio Ambiente - 5 de junho, no Auditório da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, o Diploma e Troféu que registra a concessão do laurel. O Prêmio Verde é anualmente distribuído às personalidades e organizações que mais se destacaram no ano anterior, na área ambiental. A ABES/AL se sente honrada e agradecida a todos que contribuíram para este prêmio e se compromete a continuar a sua luta que não é apenas sua, mas de toda a sociedade brasileira. Muito obrigado a todos.

  Vamos construir um Pacto Alagoano das Águas

Com o apoio de várias entidades foi assinado em 3 de junho de 2005, um Termo de Compromisso que estabelece os passos iniciais para a construção de um amplo Pacto Alagoano das Águas a ser celebrado (se assim for possível) em 8 de outubro de 2005 - Dia Interamericano das Águas.Conheça o teor do Termo de Compromisso e o diploma que formaliza este compromisso.

ABES/AL promove lançamento de livro.  

Veja o convite em tamanho maior.Na quinta-feira (2 de junho), às 20 h, no Teatro Linda Mascarenhas, aconteceu o lançamento do livro: "Cartas de Octávio Brandão - Memórias", organizado pelo Sr. José Roberto Guedes de Oliveira, após pesquisa nos arquivos da UNICAMP. O livro foi editado pela  Editora da Universidade Federal de Santa Catarina e inicialmente lançado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro de 2005. Após a palestra do responsável pelo livro, seguiu-se noite de autógrafos e coquetel de recepção aos presentes. Este evento foi parte do 2º Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, entregue no sábado - 4 de junho. Veja fotos.

  ABES/AL no CEPRAM  
A ABES/AL assumiu em 05 de março de 2005 a sua vaga no CEPRAM - Conselho Estadual de Proteção Ambiental
Para mais informações clique aqui.
  

Curso de Lixo em pequenas comunidades

A ABES/AL, encerrou, nesta quarta-feira (30/03/2005) o Curso de Resíduos Sólidos para Pequenas Comunidades sob a responsabilidade do Prof. Edmilson Fonseca.  Veja mais informações.

Transposição em Debate
A ABES/AL participou da Seção Especial convocada pela Assembléia Legislativa do Estado de Alagoas para discussão do Projeto de transposição das águas do Rio São Francisco, realizada em 26 de janeiro de 2005. Esta seção precede a Audiência Pública convocada pelo Ministério dtransp01.jpg (214629 bytes)a Integração Nacional para 02 de fevereiro deste ano e visa socializar as informações hoje disponíveis sobre o projeto e tirar uma posição a ser defendida por Alagoas neste evento. 
A seção contou com a participação de importantes setores da sociedade e da economia do Estado na medida que, além da ABES, fizeram-se presentes a UFAL, o CREA, o Sindicato da Indústria da Construção Civil, o Ministério Público, a OAB, o Governo do Estado através do secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a Senadora Heloisa Helena, diversos Deputados estaduais sob a liderança do Dep. Francisco Tenório, que presidiu a seção. Ainda se fizeram presentes vários prefeitos dos municípios situados na bacia sanfranciscana, entidades de pescadores, trabalhadores e moradores além de ecologistas e interessados em geral.
Analisados os dados hoje disponíveis, constatou-se a impossibilidade de apoio ao projeto apresentado pelo Governo Federal e definiu-se a posição contrária a sua aprovação, sem que ocorram discussões aprofundadas das ações a implementar, discussões estas em que a sociedade deverá ter vez e voz. 
 
Alagoas terá Curso de Especialização em
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
(Pós-Graduação Lato sensu)
 
Destinado a profissionais da região nordestina, com diploma de nível superior em curso reconhecido pelo MEC, preferencialmente atuando junto a órgãos municipais, estaduais, comitês de bacias ou organizações não governamentais.
 
Promoção: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Prazo: De março de 2005 a julho de 2006
Estrutura: Ensino à distância, com apoio de ambiente via internet, materiais didáticos impressos e tutoria à distância. Atividades presenciais realizadas em cinco aulas obrigatórias, no Campus da Universidade Federal de Alagoas, em Maceió. Carga horária equivalente a 480 horas-aula em 12 meses e desenvolvimento de monografia em 6 meses.
Número de vagas: 60
Datas importantes:
17 de janeiro a 28 de fevereiro de 2005 - Inscrições 
7 a 18 de março de 2005 - resultados da seleção e matrículas
Mais informações e instruções para inscrição: www.neagua.ufsc.br ou www.ctec.ufal.br/dae
Coordenação:
    Geral: Prof. Dr. Cesar Augusto Pompêo - UFSC
    Local: Prof. Dr. Vladimir Caramori Borges de Souza - UFAL
Campus virtual e tutoria a distância: Fundação Universitária Iberoamericana - FUNIBER
Apoio e financiamento: CNPq, Ministério de Ciência e Tecnologia e Fundo Setorial de Recursos Hídricos

Um jantar encerra 2004

Veja maiores informações e as fotos do evento, clique aqui.

Seminário discute a Transposição

O CREA/AL promove, neste próximo sábado (15/01/05), um seminário voltado aos seus afiliados, que incluirá a discussão sobre a questão da transposição do Rio São Francisco. A palestra estará a cargo do engº José Chancon de Assis, ex-presidente do CREA/RJ e atual consultor do CONFEA para assuntos de meio ambiente. O evento será no Hotel Matsubara e iniciar-se-á às 08:30 horas com a palestra do Engº Francisco Almeida sobre Regulamentação profissional.

A ABES/AL inaugura sala

Totalmente reformada, foi inaugurada em 11/12/2004, uma nova sala em sua sede que passará a atender, mais confortavelmente, os nossos associados. Ampliando o espaço disponibilizado para a gestão das atividades promovidas pela entidade, este novo espaço é ainda uma homenagem ao Engº Aloisio Ferreira de Souza, fundador da ABES em Alagoas e seu primeiro presidente. 

Além da presença doe Diretores, Conselheiros, associados e outros convidados, tivemos a honrosa participação do Governador do Estado, Engº Ronaldo Lessa,  num dia especial para todos os engenheiros e arquitetos, já que, neste dia (11/12) também se comemora o Dia do Engenheiro e Arquiteto. (clique na foto para vê-la em tamanho normal)

DSCF0078.JPG (330186 bytes) DSCF0082.JPG (324771 bytes) DSCF0086.JPG (324540 bytes) DSCF0091.JPG (324245 bytes) DSCF0102.JPG (319540 bytes)
DSCF0072.JPG (324545 bytes) DSCF0084.JPG (327007 bytes) DSCF0085.JPG (329374 bytes) DSCF0088.JPG (328782 bytes)

Presidentes regionais se reúnem com o Presidente Nacional

Em 06 de dezembro passado, na cidade do Recife/PE, os Presidentes regionais da ABES no nordeste reuniram-se para avaliar as atividades desenvolvidas ao longo de 2004 e planejar os eventos na região em 2005.Reunião ABES NE 4.jpg (337736 bytes) Esta reunião contou com a presença do Diretor para a Região Nordeste, nosso colega Sérgio Pinheiro, que coordenou a reunião, do Secretário Geral Adjunto, Edmilson Fonseca e do Presidente Nacional da ABES, José Aurélio Boranga que nos honrou com sua presença. (clique na foto para vê-la em tamanho normal)

Desfrutando da hospitalidade pernambucana, o grupo passou o dia mergulhado nas discussões previstas na agenda, tomando importantes deliberações para o desenvolvimento da ABES na região.

Curso de Digestão Anaeróbia de Resíduos Sólidos Orgânicos (RSO) e utilização do BIOGAS 

Será em Maceió, logo no inicio de 2005! Oportunidade para conhecer o estado da arte na questão da digestão de resíduos sólidos e uso do biogás, pois o Prof. é um pesquisador do PROSAB que acaba de concluir pesquisa sobre o assunto e editar um livro (que será distribuído entre os participantes) com seu trabalho. Conheça a ficha técnica do curso.

 

Seminário de Engenharia Ambiental

O Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC realizou, nos dias 07 e 08 de junho de 2004, o seu 1º Seminário de Engenharia Sanitária e Ambiental. A promoção foi dos formandos em Engenharia Sanitária e Ambiental daquela instituição e contou com o apoio da ABES/AL que cedeu material para distribuição entre os participantes, além de pastas e blocos.

O Seminário contou ainda com a participação do CREA/AL, através de palestra proferida por seu Presidente, Engº Ronaldo Patriota e de técnicos do Instituto do Meio Ambiente - IMA, Vigilância Sanitária e empresas privadas ligadas ao setor. Salientamos a participação da Profª Dra. Nélia Callado, da UFAL, que compõe os quadros de associados da ABES/AL e que proferiu uma palestra sobre os procedimentos para escolha do novo local para o Aterro Sanitário de Maceió, trabalho que coordena. A seguir algumas fotos do encontro:

cesmac2004_01.jpg (36010 bytes)
A plateira acompanha atenda as explanações
cesmac2004_02.jpg (26413 bytes)
A Dra. Nélia apresenta seu trabalho
cesmac2004_03.jpg (28351 bytes)
Mais uma visão da plateia e da conferencista

    Visita importante

A Gerente de Desenvolvimento e Treinamento, Vasti de Moura Ribeiro, responsável pelo Programa de Desenvolvimento de Recursos Humanos da ABES, esteve em Maceió, acompanhando o 1º Curso de Combate ao Desperdício de Energia e Água em Saneamento Ambiental. Sua presença foi motivo de alegria para todos os associados e possibilitou a consolidação do programa de eventos para 2004, na seção Alagoas da ABES. Apesar de intenso trabalho desenvolvido durante toda a semana, houve tempo para uma visita à sede da ABES em Maceió e um passeio pelos principais pontos turísticos da cidade. Veja as fotos:

vasti04.jpg (50979 bytes) vasti02.jpg (62016 bytes) vasti03.jpg (63125 bytes) vasti01.jpg (46557 bytes)

Fora desperdício!

Aconteceu em Maceió o 1º Curso de Combate ao Desperdício de Energia e Água em Saneamento Ambiental, resultado de entendimento inédito entre a ABES e vários órgãos nacionais e estaduais. Obtenha mais informações e fotos clicando aqui.

XI SILUBESA

Mais de 600 participantes se inscreveram no XI SILUBESA - Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental que aconteceu em Natal, de 28 de março a 02 de abril. A ABES/AL participou com a presença de vários associados e de seu Presidente.

Além dos inúmeros trabalhos técnicos apresentados, em forma de poster ou pelos próprios autores, o SILUBESA contou com uma significativa feira de produtos, materiais e serviços do setor de saneamento.

O encontro propiciou ainda a possibilidade de reuniões diversas, entre elas a da Diretoria Nacional da ABES, à qual esteve presente o Presidente da ABES/AL. A convite da Diretoria, a ABES/AL discorreu sobre os problemas detectados nas atividades programadas para a Campanha da Fraternidade 2004, e sobre as ações que serão necessárias para resolver o problema da Emenda Constitucional nº 29.

Uma parceria que deu certo

Reconhecendo o trabalho da ABES/AL e num esforço para apoiá-lo, a Saint Gobain realizou, em parceria com a seção Alagoas, duas seções técnicas em Maceió. A primeira, voltada a profissionais do setor no Estado, reuniu engenheiros da Companhia de saneamento, projetistas, técnicos da FUNESA e professores dos cursos superiores da capital. Realizada no Hotel Ponta Verde, em 11 de março de 2004, a reunião técnica contou ainda com a ilustre presença do Presidente do CREA/AL, Ronaldo Patriota.

No dia seguinte, foi a vez dos estudantes da Universidade Federal, CESMAC e CEFET que tiveram a oportunidade de ouvir a palestra dos técnicos da Saint Gabain e conhecer as melhores técnicas atuais para fabricação de produtos de saneamento.

Premiando o sucesso

Acatando uma proposta da ABES/AL, a Saint Gobain ofereceu uma visita técnica às suas instalações, em Barra Mansa/RJ, à aluna que conseguiu o primeiro lugar no Curso de Engenharia Sanitária do Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC. Andréia Daniella Albuquerque viajou até o Rio de Janeiro tendo sido recebida pelos representantes da Saint Gobain que a acompanharam na visita às instalações industriais da empresa. A ABES/AL cumprimenta a nova engenheira pela vitória alcançada no curso e agradece à Saint Gobain pelo apoio recebido.

Rio São Francisco

Na sexta feira (12/12/03) foi concluido o Fórum Estadual Água e Desenvolvimento da Bacia do Rio São Francisco em Alagoas. O evento contou com a presença de importantes palestristas, sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Naturais. Veja as fotos do evento clicando abaixo.

        

Presidentes das ABES nordestinas se encontram

Os (e as) Presidentes das ABES do nordeste se encontrarão, nesta terça feira (18/11/03) em Recife, por ocasião do Simpósio sobre Tratamento e Pós-Tratamento de Águas Residuárias.

Além da oportunidade de participarem deste encontro técnico, terão a oportunidade, mais uma vez, de trocarem informações e, em especial, ajustarem as programações das diversas ABES nordestinas, com vistas ao fechamento do calendário de atividades para o ano de 2004.

Ainda nesta semana você poderá ver, nesta coluna, fotos do encontro. (17/11/03)

Nova Diretoria assume

Diretoria para o biênio 2003/2005 tomou posse em cerimônia ocorrida no Clube de Engenharia de Alagoas no dia 24 de outubro de 2003, com a presença de convidados, associados e familiares.. Veja fotos e mais informações: clique.

Maceió divulga sua Política Municipal de Saneamento

Em 10 de outubro de 2003, a Câmara de Vereadores da cidade de Maceió reuniu-se em seção solene, para lançamento da Cartilha que apresenta a Política Municipal de Saneamento de Maceió (Lei 5.239, de 07 de novembro de 2002).

Com a presença de representantes de várias organizações, a seção contou também com o Presidente da seção Alagoas da ABES, que usou da tribuna para cumprimentar o Vereador Judson Cabral (PT), autor do projeto de lei, e todos os demais 21 vereadores que o aprovaram. Agradeceu ainda a inclusão da ABES/AL entre os componentes do Conselho Municipal de Saneamento e assegurou que nossa representação neste Conselho será ativa e responsável no trato dos assuntos ali tratados.

Cópias da Cartilha estão à disposição dos associados da ABES/AL, em nossa sede.

502 anos do Rio São Francisco

No dia 4 de outubro de 1501, Américo Vespúcio registrou a descoberta da foz de um grande rio nas costas do novo continente. Como este dia, desde àquela época, é dedicado a São Francisco, o rio foi batizado com o nome do santo.502 anos depois, para comemorar este feito, reuniram-se os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, na histórica cidade de Penedo, em Alagoas.

A reunião contou com a presença do Vice Presidente da República, José de Alencar, que coordena grupo de trabalho voltado à elaboração do projeto de gestão das águas do rio, do Ministro da Integração Nacional (Ciro Gomes), da Ministra do Meio Ambiente (Marina Silva), dos Governadores de Alagoas (Ronaldo Lessa) e Sergipe (João Alves).

Além destas autoridades e dos membros titulares e suplentes do comitê, estiveram presentes o Dr. Jerson Kelman (presidente da Codevasf), Dr. Francisco Guedes (diretor-presidente da Agência Nacional de Águas - ANA) e o presidente do Instituto Manuel Novaes para o Desenvolvimento da Bacia do ao Francisco - IMAN (José Theodomiro)

Banhando 504 municípios e percorrendo 2.017quilômetros, o Velho Chico, recebeu o título de "Rio da Integração Nacional" pela sua importância e pujança. Degradado por uma série de ações predatórias, hoje está a exigir uma ação objetiva e imediata, que reverta a tendência de redução de seu caldal e de perda total da qualidade de suas águas.

A reunião, que foi acompanhada pela ABES/AL, foi encerrada com a redação e aprovação da CARTA DA FOZ, documento entregue ao Vice Presidente e que representa a posição do Comitê em relação às intervenções propostas para a bacia. A necessidade de implementação de um programa sério e consistente de revitalização do Rio foi considerada a decisão prioritária, entendendo os conselheiros que os projetos que comporão este programa não podem ser considerados como moeda de troca para a negociação de outras intervenções na bacia. Revitalizar o Rio São Francisco deve ser um grande programa nacional que envolva a todos na recuperação deste capital natural do Brasil, símbolo de nossa nacionalidade.

Novas obras na bacia ou a tão propalada transposição somente poderão ser executadas se tornarmos realidade um conjunto de ações que efetivamente recomponham a capacidade do rio de suportar estas intervenções.

A ABES/AL acompanhará de perto todos os passos do Governo Federal neste sentido e se irmana na decisão de defender de forma incondicional todas as ações que visem a recuperação e preservação dos diversos eco-ambientes da bacia, fundamentais para que possamos obter do rio todas as suas vantagens e benefícios.  

Visita ilustre

A Diretoria da ABES/AL recebeu em sua sede a visita do Professor, Dr. Heber Pimentel Gomes, que ministrou o curso de Dimensionamento Econômico de Redes de Abastecimento D´Água em Micro-Computador (veja detalhes e fotos em Eventos) de 18 a 20 de agosto de 2003. A foto registra o momento desta visita que, agradecemos com muita satisfação. O Professor foi portador de nossos cumprimentos à nova Diretoria da ABES na Paraíba, que deverá tomar posse proximamente.

ELEIÇÕES 2003

 Apoiada nas atividades desenvolvidas nos últimos dois anos, a Diretoria da ABES Alagoas foi reconduzida para mais um mandato, substituindo-se apenas os Diretores que já haviam completado dois mandatos consecutivos no mesmo cargo.

Mantem-se o compromisso de mais e mais desenvolver as atividades na área ambiental, em especial na engenharia sanitária, sempre informando, criando oportunidades de atualização, através de seminários, cursos e outras atividades.

ELEIÇÕES 2002

A ABES/AL tem a satisfação de informar que, computados os votos dos associados da ABES em todo o Brasil, o nosso associado, JOSÉ REINALDO DE SÁ FALCÃO, foi eleito como membro do Conselho Diretor de nossa Associação, obtendo 283 votos.

Este número de votos o fêz obter o 9º lugar entre os 36 eleitos, marca que, com orgulho, festejamos. Este reconhecimento está ligado ao empenho e dedicação de REINALDO à ABES, em especial a sua seção Alagoas, e ao trabalho que incansavelmente ele desenvolve, sempre voltado aos problemas dos resíduos sólidos.

A ABES/AL agradece a todos que reconheceram este trabalho e assegura que a participação de REINALDO na vida da ABES continuará sempre crescente, compromissada que é com o desenvolvimento de nosso setor.

ABES/AL e ASEC celebram parceria

A Seção Alagoana da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e a Associação dos Engenheiros da CASAL - ASEC assinaram, em 01 de setembro de 2002, Acordo de Parceria aprofundando as relações de trabalho entre estas associações.

Representando os engenheiros da Companhia de Abastecimento d´água e Saneamento do estado de Alagoas - CASAL, a ASEC permanecia sem um local apropriado que pudesse utilizar em suas atividades técnicas e administrativas. De seu lado, a sede da ABES/AL, após as reformas implementadas na atual gestão, ampliou seu espaço e permite a busca de novas alternativas e formas de ação da entidade.

Após rápidas negociações foram estabelecidos os termos de um Acordo de Parceria que define as condições de utiliação das instalações, materiais e equipamentos da ABES/AL pela ASEC, que contribuiu com a aquisição de impressora colorida para instalação junto aos computadores da ABES/AL.

Estamos certos que este passo representará importante avanço nas relações entre estas entidades e seus associados, aliás muitos deles comuns a ambas.

Lmbramos que nosso horário de funcionamento é de 14:00 às 18:00 horas, de segunda a quinta feira e de 08:00 às 12:00 horas na sexta feira.

Veja alguns outras fotos do evento:
(clique sobre a foto para vê-la em tamanho natural)


O Presidente do SENGE/AL assina como testemunha

Também o Presidente do Clube de Engenharia de Alagoas testemunha o evento

O Presidente da ABES/AL assina o Acordo de Parceria

O ng. Jorge Romualdo, Tesoureiro da ASEC também se faz presente
 
O Presidente da ABES/AL discursa
 

VII JORNADA ALAGOANA DE SANEAMENTO AMBIENTAL

Mais uma vez, pelo sétimo ano consecutivo, realizou-se a Jornada Alagoana de saneamento Ambiental que contou com a participação de significativo grupo de técnicos interessados nas questões que envolvem o ambiente. 

Durante todo o dia 13 de dezembro, vários palestrantes e debatedores se revezaram no palco do auditório do CREA/AL, debruçando-se sobre assuntos como a gestão da água em Alagoas, a tecnologia envolvida na previsão de tempo e clima, os espaços já identificados para o novo aterro sanitário de Maceió e as conseqüências, para Alagoas, das novas regras que serão estabelecidas caso for sancionado o PL 4147 (Política Nacional de Água e Esgoto)

Neste evento contamos com o fundamental apoio destas empresas e órgãos a quem agradecemos:

bulletBanco do Nordeste do Brasil - BNB
bulletFundação Jaime de Altavilla - FEJAL
bulletConselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA
bulletCompanhia de Abastecimento D´Água e Saneamento do Estado de Alagoas - CASAL
bulletSecretaria de Planemanejto do Estado de Alagoas - SEPLAN
 

ABES/AL participa das comemorações do Dia Pan-americano da Água

Procurou-se marcar o Dia Pan-americano da Água com palestras e participações da ABES/AL em diversos locais, buscando-se sempre atingir um público formador de opinião de maneira a possibilitar a ampliação das discussões sobre o tema. Assim foram realizadas as seguintes atividades:

 Treinamento de Gestores do Programa Comunidade Ativa:

 Realizado nas salas de treinamento da TRIKEN – Indústrias Químicas, reuniram-se cerca de 60 representantes dos Fóruns Locais de diversas cidades alagoanas onde se desenvolve o Programa Comunidade Ativa, para discussão das questões relativas à água, esgotos e resíduos sólidos. A ABES/AL esteve presente através de palestra de seu Presidente, em que foi apresentado o Livro e distribuído entre todos os participantes. Para as cidades que já tem seu Fórum devidamente formado, foram cedidos volumes suficientes para cada um dos seus membros.

 As fotos mostram momentos deste evento, quando a platéia tomava conhecimento das atividades da ABES e recebiam o material impresso.

 Registre-se que todos os técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento, que atuam junto aos municípios, através do Programa Comunidade Ativa e PNUD/ADENE, receberam a publicação com a recomendação de utilizar o material nas discussões locais.

 Palestra para os estudantes de Engenharia Sanitária do CESMAC – Centro de Estudos Superiores de Maceió

Respondendo a proposta da ABES/AL o CESMAC promoveu reunião para os alunos de Engenharia Sanitária daquela instituição de ensino superior, para apresentação da ABES e divulgação do Dia Pan-americano da Água. Com a animada participação dos alunos e professores, tivemos um rico momento para discussão das questões do saneamento em nosso Estado e no Brasil, além de avaliarmos as alternativas do setor para o futuro.

O material impresso, distribuído entre os presentes e entregue à Coordenação do Curso para os professores e alunos ausentes, foi bastante elogiado pela qualidade de sua apresentação e conteúdo, e pela oportunidade de sua edição.

 Câmara de Vereadores de Maceió.

 Proposta pelo Vereador Jucá Nicácio, foi realizada Seção Especial da Câmara de Vereadores de Maceió para discussão das questões relativas à água, tendo sido a ABES/AL uma das entidades convidadas a compor a mesa dos trabalhos, como uma das oradoras do evento.

 Foi salientada a oportunidade das discussões pela proximidade do Dia Pan-americano da Água, distribuindo-se entre todos os presentes, inclusive a imprensa e galerias, o material impresso disponível. A ABES/AL dirigiu ofício aos Presidente da Câmara de Vereadores encaminhando um número de volumes da publicação comemorativa suficiente para todos os seus pares e suas assessorias.

 Assembléia Legislativa de Alagoas

 Convidada a participar de seção especial para discussão sobre a Política Nacional de Saneamento e suas influências no Estado de Alagoas, a ABES/AL reservou uma quantidade suficiente para distribuição a todos os Deputados e suas assessorias. O adiamento deste evento para um futuro próximo, função de ajustes na agenda de discussões da Assembléia, determinou que estas publicações permaneçam reservadas já que serão instrumento importante nesta participação.

Todos os associados da ABES/AL receberam um volume da publicação “Água e Saúde”, junto com correspondência salientando a necessidade de ampliarmos as discussões sobre o problema.

 A ABES/AL tem nova Diretoria para o biênio 2001/2003

A nova Diretoria da Seção Alagoas da ABES tomou posse em 23 de agosto último em solenidade amplamente prestigiada. Além dos Secretários de Estado do Planejamento, Luis Abílio de Sousa Neto e da Administração, Valter Oliveira, estiveram presentes os Presidentes do SENGE, da ASEC e representantes do CREA/AL, CESMAC,SINDUSCON, entre outras entidades.

A proximidade do 21º Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental, em João Pessoa, não impediu que a nova Diretoria, de imediato já implementasse ações no sentido de dar novo impulso às ações da ABES/AL.

Buscando a proximidade com a sociedade, mantivemos a cadeira reservada à ABES/AL no Conselho de Proteção do Meio Ambiente — CEPRAM e buscamos parcerias para a realização de Seminário sobre Resíduos Sólidos em Maceió, ocorrido em 24 de setembro último.

A ampliação da relação de nossos associados será enriquecida com a futura filiação do Sindicato dos Engenheiros de Alagoas, conforme proposta já encaminhada e entendimentos havidos entre as duas Diretorias.

Programam-se visitas às turmas de engenharia sanitária e civil do CESMAC, CEFET e UFAL para divulgação da Associação com distribuição de material técnico e publicitário.

Seguindo nossas propostas iniciais, elaboraremos programação de atividades que buscarão identificar e socializar as posições da ABES/AL sobre todos os assuntos que envolvam as áreas da engenharia sanitária e as questões ambientais em geral.

A comunicação com nossos associados, cujo passo inicial é nosso Boletim Informativo editado bimestralmente, será permanente preocupação que possibilitará e viabilizará o sucesso de nossa gestão.

Resíduos Sólidos: o Assunto do Momento

Mantendo a tendência dos últimos Congressos, o tema: “Resíduos Sólidos” ultrapassou, em João Pessoas, o tema “Abastecimento e Tratamento de Água”, em número de trabalhos apresentados. Este fato reflete a importância do assunto e a preocupação com que a academia, empresas e o setor público passaram a ver a questão do lixo de nossas cidades e indústrias.

Técnicas, equipamentos, e novas formas de gestão passam a ser formuladas, experimentadas e avaliadas, transformando o momento atual numa fase extremamente rica de informações e possibilidades.

Em Maceió, a questão adquire especial importância pela exaustão da área hoje utilizada para disposição do lixo doméstico. Estudos cuidadosos e especializados estão em andamento para identificar e fundamentar a importante decisão de iniciar outro aterro sanitário, desta vez, com certeza, com o atendimento rigoroso das mais modernas técnicas de tratamento.

Associando-se no esforço de encontrar esta nova área, a ABES/AL realizou, em 24 de setembro, Seminário sobre Resíduos Sólidos com a participação do Eng. João Pereira de Melo Neto (de Belo Horizonte) e José Fernando de Thomé Jucá (da UFPE), além de Nélia Callado e Silvana Quintela (UFAL). O encontro permitiu o conhecimento das experiências semelhantes em outras capitais brasileiras e a avaliação dos trabalhos ora em desenvolvimento para Maceió.

As alternativas estudadas indicam para áreas no norte da área urbana, de forma a atender a distância mínima do aeroporto, sem distanciar dos centros de massa de produção de lixo e sem enfrentar as questões de vizinhança, sem descuidar das questões topográficas e ambientais.

A ABES/AL continuara acompanhando os trabalhos e contribuindo com seus associados para a identificação de uma solução de consenso.

A Diretoria

 

 
 

Home | O que é a ABES | Para se associar | Videoteca | Datas | Eventos locais | Noticias | Artigos | Serviços

This site was last updated 13-06-2009