O que é a ABES

03-dez-2007

Home
O que é a ABES
Para se associar
XI Jornada Alagoana
Videoteca
Datas
Eventos locais
Noticias
Artigos
Serviços

 

oqueeh.gif (2227 bytes)

Fundada em 1966, a ABES é uma organização não governamental (ONG) que tem por objetivo desenvolver atividades relacionadas com o saneamento básico e ambiental. Cabe a ABES incentivar a consciência social sobre questões de preservação do meio ambiente e as ações dirigidas à melhoria da qualidade dos serviços de saneamento, tendo como conseqüência estabelecer mecanismos de car6ter social e político com reflexos na saúde e no bem-estar da população. Com uma sede nacional localizada no Rio de Janeiro, a ABES possui representações em todas as regiões e é justamente através das 25 seções estaduais, que a entidade desenvolve um amplo trabalho de valorização do setor, inclusive através de programas de divulgação técnica e científica fica como simpósios, seminários, palestras, debates, cursos e os congressos brasileiros de engenharia sanitária e ambiental realizados a cada dois anos.

quem.gif (4097 bytes)

Com cerca de 12 mil associados, a ABES reúne profissionais de vários segmentos, universit6rios e estudantes, técnicos de nível médio, firmas de consultoria e projetos, fabricantes de materiais e equipamentos, companhias estaduais de saneamento e de controle ambiental, serviços autônomos municipais de Água e esgoto e de limpeza urbana, serviços públicos e entidades privadas. São esses profissionais e instituições que compõem os 14 comitês da ABES, onde são desenvolvidos e discutidos programas e projetos em nível nacional nas áreas de saúde pública; recursos humanos; ecologia e meio ambiente; tecnologias alternativas de baixo custo; resíduos sólidos; custos e bens e serviços de saneamento; desenvolvimento urbano; ensino, pesquisa e desenvolvimento; instalações prediais; materiais e equipamentos para saneamento; registro da memória do setor e da ABES; economia e finanças; empresas de construção, serviços gerais e atividades de consultoria; e, comunicação social.

como.gif (3676 bytes)

Para divulgar sua atuação junto aos associadas, a imprensa nacional e à sociedade em geral, a ABES bio2.gif (12818 bytes)conta com três publicações periódicas: o ABES Informa, boletim mensal dirigido exclusivamente aos sócios; a Revista Bio, veículo de informação da área de engenharia sanitária e ambiental, cuja circulação bimestral facilita o acesso às notícias e aos artigos técnicos mais recentes relacionadas ao setor; e, finalmente, o CABES – Catá1ogo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que anualmente atualiza dados técnicos sobre o panorama do saneamento e meio ambiente em todo o País. Além disso, o Fundo Editorial edita e comercializa (com desconto para sócios) através de postos de venda nas seções estaduais cerca de 40 livros técnicos, 14 módulos de manuais técnicos, 76 filmes operativos de treinamento, cinco coleções de filmes para videocassete e uma régua de cálculos hidráulicos, além dos anais dos congressos brasileiros de engenharia sanitária e ambiental.

fazer.gif (2638 bytes)

A ABES relaciona-se com entidades nacionais e é membro do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente. Integra também a Subcomissão de Recursos Naturais e Meio Ambiente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e participa do Grupo Assessor de Saneamento Básico do CNPq. Através de dois representantes, a ABES faz parte do Conselho Diretor da FEBRAE – Federação Brasileira de Associações de Engenheiros. Integra o Comitê Executivo da AIDIS – Associa- ci6n Interamericana de Ingenieria Sanitaria y Ambiental, é membro do "Board of Directors" e do "Scientific and Technical Council" da IAWPRC – International Association on Water Pollution Research and Control e faz parte do "Executive Board" e dos "Standing Comittees" da IWSA – International Water Supply Association. Mediante acordos e convênios, relaciona-se com entidades no âmbito internacional: pan-americano, europeu e afro-asiático

atua.gif (2874 bytes)

Ao longo da sua história, a ABES empreendeu uma série de esforços e conquistou vit6rias expressivas em benefício do setor de saneamento básico e ambiental, através de uma atuação incisiva para reversão do quadro sanitário no País. Sua luta mais recente teve início em 1989, quando, em conjunto com outras entidades ligadas ao setor, elaborou o Ante-Projeto-de-Lei do Sistema Nacional de Saneamento, que, ao ser entregue à então Comissão de Desenvolvimento Urbano, Interior e Índio da Câmara Federal deu origem ao Projeto-de-Lei Nº - 053/91, renomeado para PLC 199, que, depois de aprovado pelo Congresso Nacional foi vetado integralmente pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso. O Projeto Nº 199 institucionalizava a Política Nacional de Saneamento, estabelecia o Sistema Nacional de Saneamento e o Plano Nacional de Saneamento e criava o Fundo Nacional de Saneamento (FUSAN), o que certamente consolidaria diretrizes e instrumentos efetivos e eficazes para o setor.

Como entidade democrática, a ABES promove eleições em nível nacional em anos pares e pleitos estaduais nos anos impares, quando seus dirigentes são apontados através do voto direto dos associados. Para conhecer detalhes sobre o trabalho desenvolvido pela ABES, dirija-se à nossa sede regional em Alagoas, à:

Rua Cap. Samuel Lins, 100 Farol / Maceió. Tel/fax 082 221.4070

Home | O que é a ABES | Para se associar | XI Jornada Alagoana | Videoteca | Datas | Eventos locais | Noticias | Artigos | Serviços

Última atualização: 03-12-2007

VOLTAR